Em 1881, a região onde mais tarde foi construída a estação
foi cortada pelos trilhos da linha férrea entre Natal e Nova Cruz,
seguindo de perto o traçado do velho caminho para a Paraíba e o Recife.
Sabe-se também que as terras ao sul do Pitimbu estavam, em 1889, nas
mãos do senhor do Engenho Pitimbu, João Duarte da Silva. Posteriormente, o
fidalgo comprou a maioria das propriedades vizinhas, incluindo uma grande área
de tabuleiro plano ao sul do rio que dava nome à propriedade, distante 18
quilômetros de Natal. A área era conhecida como “a planície de Parnamirim”
e fazia parte do Engenho Cajupiranga.
Durante a Segunda Guerra Mundial, com a instalação da Base Aérea, a futura
cidade começou a se desenvolver. Certamente por isso, a estação de Parnamirim foi
inaugurada em 15 DE SETEMBRO DE 1943.
Como município, Parnamirim só foi emancipado em 1958. Chamou-se Eduardo
Gomes de 1973 a 1987, mas voltou a ter o nome original depois disso.
Em 2020 a estação era a terminal dos trens metropolitanos da linha Sul de Natal.
A estação original de 1943, no entanto, foi demolida. Ultimamente se usava uma
"moderna", com uma pequena bilheteria toda pichada e uma plataforma
comprida, mas com coberturas apenas em alguns trechos.
Em 24/6/2020, o ministro Rogério Marinho comunicou o investimento na linha durante a inauguração de uma nova estação de trem em Parnamirim, que havia sido projetada em 2016. No local, ele anunciou a compra de uma nova locomotiva e a implantação de 2 linhas e 9 estações que fazem parte do processo de expansão. Com o investimento, a malha ferroviária da região metropolitana de Natal vai passar dos atuais 54 quilômetros para 70.
FONTE – ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS
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